Auditando - Odibar J. Lampeao

Março 06 2009

A informação financeira produzida pelas empresas destina-se a ser interpretada por um vasto leque de agentes, nomeadamente investidores, instituições financeiras, fornecedores, trabalhadores e autoridades fiscais.

 

Esta informação financeira, (cuja elaboração é da responsabilidade dos gestores das empresas) deve ser credível de forma a permitir aos "utentes" a tomada de decisões económicas.

 

Assim:

 

1) Os Investidores - preocupam-se com os riscos inerentes aos seu investimentos, bem como com a rendibilidade dos mesmos; pelo que necessitam de informação que lhes permita determinar se devem comprar, manter ou vender os seus investimentos.

 

Especificamente, os accionistas estão interessados na informação que lhes permite determinar a capacidade da empresa gerar resultados.

 

2) Trabalhadores - os trabalhadores individualmente e os seus grupos representativos (sindicatos, associações profissionais) interessam-se pela informação que lhes permita avaliar a capacidade da empresa em proporcionar remunerações e pensões, bem como oportunidades de emprego.

 

3) Financiadores - estão interessados em informações que lhes permitam avaliar a capacidade de reembolso dos seus empréstimos.

 

4) Fornecedores e Outros credores - estão interessados em saber se as quantias que lhe são devidas, decorrente dos fornecimentos efectuados, serão pagas.

 

5) Clientes - decorrente do envolvimento que têm com a empresa, estão interessados na sua continuidade a longo prazo.

 

6) Governo - o Governo tem uma função reguladora das actividades das empresas, por isso requer informação sobre as mesmas.

Por outro lado, está interessado que as mesmas funcionem por longos períodos, pois é um bom sinal de "saúde" da economia.

 

7) Público - as empresas afectam o público porque são - empregadoras, contribuintes e em alguns casos constituem investimentos alternativos para as poupanças.

 

· Estes agentes económicos dependem dos auditores/revisores de forma a garantir a fidedignidade e representação da forma verdadeira e apropriada da informação financeira.

 

publicado por ojpeao às 15:13

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
17
19
21

22
23
25
28

29


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
muito bom-dia ! Penso que em cada tema abordo se p...
RSS
blogs SAPO