Auditando - Odibar J. Lampeao

Fevereiro 09 2010

Noção

A Informação Financeira consiste em toda a informação contabilística sobre as actividades de um individuo ou de uma Organização (como uma empresa), no seu todo ou em parte.

Objectivos

A Informação Financeira tem como objectivo providenciar dados sobre a posição financeira da entidade a que se refere, das alterações desta e dos resultados das operações, a variados utentes, como o estado português ou de outro país, investidores, credores, público em geral, entre outros.

Para melhor atingir este fim, a informação financeira deve ser compreensível para aqueles que a querem analisar, distinguindo recursos económicos eficientes, demonstrando os resultados do exercício da gestão da entidade, e a responsabilidade desta sobre os recursos que lhe foram colocados à disposição.

Utentes

Os principais destinatários da informação financeira são:

·         Fornecedores;

·         Financiadores;

·         Trabalhadores;

·         Investidores;

·         Administração Pública;

·         Administradores e gestores da entidade;

·         Outros credores;

·         Público em Geral

 

Características Qualitativas da Informação Financeira

Relevância e Materialidade

A Relevância, aplicada à Informação Financeira, avalia o impacto da informação nos utentes. Tem em conta as decisões destes e a avaliação que estes fizeram da informação. A Relevância da informação está intimamente ligada ao tempo; quanto mais demorado o lançamento de determinados dados, menor o valor da relevância.

A Materialidade é uma divisão da Relevância que mede o impacto desta. Normalmente, mede o impacto em termos materiais, isto é, quais foram os impactos materiais e financeiros quando a informação financeira foi providenciada aos utentes.

Fiabilidade

A fiabilidade avalia a capacidade da informação de estar livre de erros, omissões e juízos prévios, aquando da sua disponibilização aos utentes. Os dados devem também estar correctamente expostos, sendo a informação financeira mostrada não somente na sua forma legal mas na sua substância e realidade económica. Está intimamente ligada à Relevância, pois, quanto mais correcta for a informação, melhor será utilizada pelos utentes.

Comparabilidade

A Comparabilidade é a qualidade da informação de poder ser comparada. Isto significa que a informação deve ser apresentada de uma forma normalizada, de modo a melhor poder ser compreendida e comparada com outros dados pelos utentes.

Compreensibilidade

Esta característica, introduzida pelo Sistema de Normalização Contabilística, determina a capacidade da informação financeira de ser compreendida pelos utentes.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o_financeira , acedido a 9 de Fevereiro de 2010.

 

publicado por ojpeao às 13:38

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
muito bom-dia ! Penso que em cada tema abordo se p...
RSS
blogs SAPO