Auditando - Odibar J. Lampeao

Fevereiro 09 2011

1756 - A Revolução Industrial na Inglaterra e a expansão do capitalismo propiciaram grande impulso para a profissão devido ao surgimento das primeiras fábricas com uso intensivo de capital [...].

 

1880 - Criação da Associação dos Contadores Públicos Certificados na Inglaterra.

 

1887 - Cria-se nos EUA, a Associação dos Contadores Públicos Certificados.

 

1894 - É criado na Holanda o Instituto Holandês de Contabilidade Pública.

 

Início do séc. XX - Surgimento das grandes corporações americanas e rápida expansão do mercado de capitais.

 

1916 - Surgimento do IPA (Institute of Public Accountants), que sucede a Associação supra citada

em 1887.

 

1917 - Redenominação do IPA para AIA (American Institute of Accountants).

 

1929 - Crash da Bolsa de Valores.

 

Início dos anos 30 - O AIA propõe ao Congresso Norte-Americano a regulamentação de normas e padrões contabilísticos por profissionais altamente capacitados.

 

1934 - Criação da SEC (Security and Exchange Comission), nos EUA, aumentando a importância da profissão do auditor como guardião da transparência das informações contabilísticas das organizações e sua divulgação para o mercado de capitais [...].

 

1947 - Declaração de Responsabilidade do auditor interno.

 

1957 - Redenominação do AIA para AICPA (American Institute of Certified Public Accountants), instituto que teve importância decisiva para o desenvolvimento das práticas contabilísticas e de auditoria.

 

1973 - Surgimento do FASB (Financial Accounting Standards Board), nos EUA, com o objetivo de determinar e aperfeiçoar os procedimentos, conceitos e normas contabilísticas.

 

1977 - Surgimento do IFAC (International Federation of Accountants), que substituiu o International Coordination Committee for Accountancy Profession, com a missão de emitir padrões profissionais e guias de recomendação, além de buscar a convergência internacional desses padrões.

 

2001 - Surgimento do IASB (International Accounting Standards Board), com sede na Grã-Bretanha, que assume a responsabilidade de estudo de padrões contabilísticos, antes dirigidos pelo IASC (International Accounting Standards Comitte), com o objetivo de harmonizá-las internacionalmente.

 

Fonte: Adaptado de Oliveira & Diniz Filho (2001), in A HISTÓRIA DA AUDITORIA E SUAS NOVAS TENDÊNCIAS: UM ENFOQUE SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA (Marcela Soares Pacheco et all, http://www.ead.fea.usp.br/semead/10semead/sistema/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=204)

 

publicado por ojpeao às 19:04

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Entre em contacto por favor com o ojpeao@gmail.com...
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
RSS
blogs SAPO