Auditando - Odibar J. Lampeao

Maio 17 2011

A Lei Sarbanes-Oxley: uma tentativa de recuperar a credibilidade do mercado de capitais norte-americano

 

 

 

Autores:

 

LUCIANA DE ALMEIDA ARAÚJO SANTOS E SIRLEI LEMES

 

(UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

 

 

Resumo

 

 

No final da década de 90 o cenário económico dos Estados Unidos apresentava-se em crise em consequência do mercado de capitais norte-americano, que se encontrava abalado em decorrência dos graves escândalos contabilísticos envolvendo empresas como a Enron e a WordCom.

 

A crise de credibilidade presente nesse mercado de capitais e a desconfiança dos investidores cresciam de tal forma que as autoridades norte-americanas foram unânimes em aprovar a implementação de uma nova legislação: a Lei Sarbanes-Oxley.

 

O principal objectivo da Sarbanes-Oxley é recuperar a credibilidade do mercado de capitais, evitando a incidência de novos erros, como os que contribuíram para a quebra de grandes empresas. Para isto, ela criou um novo ambiente de governação corporativa e gerou um conjunto de novas responsabilidades e sanções aos administradores para evitar fraudes.

 

Este estudo trata de uma pesquisa exploratória, com o propósito de apresentar esta nova legislação, assunto ainda pouco discutido no Brasil [e em muita parte do mundo]*, embora todas as empresas brasileiras com acções negociadas na bolsa norte-americanas já iniciaram o processo de adequação a esta lei.

 

Esta Lei é considerada uma das mais rigorosas regulamentações ao se tratar de controlos internos, elaboração de relatórios financeiros e divulgação, já aplicada pelas companhias abertas norte-americanas, expandindo-se ainda a todas as empresas estrangeiras com acções negociadas no mercado norte-americano.

 

Leia o conteúdo na integra clicando aqui

 

* Acrescentado por mim.

publicado por ojpeao às 17:59

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar
 
comentários recentes
Research paper writing explores the impact of comb...
Mais alguns anos e seus comentários continuam impo...
Mais alguns anos e seus comentários continuam send...
Muito bom dia Dr. Li com muito interesse os seus a...
Muito Bem
7 anos depois e sua postagem continua útil! Abraço...
Entre em contacto por favor com o ojpeao@gmail.com...
RSS
blogs SAPO