Auditando - Odibar J. Lampeao

Fevereiro 28 2012

A auditoria operacional tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da rganização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais. É um processo de avaliação de riscos e de sistemas de ontroles internos inerentes à atividade operacional, comparado com o esperado, o que propicia, inevitavelmente, a apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e aumentar o êxito da organização, à luz das mais modernas técnicas de execução desses serviços.

 

Assim, a priorização dos projetos de auditoria inicia-se com a definição dos Fatores de Risco considerados mais importantes para a Empresa. Essa definição deve ser feita em conjunto com os executivos da Empresa e deve levar em consideração, dentre outros aspectos, as maiores preocupações da Alta Administração com relação aos riscos inerentes ao desenvolvimento dos negócios e ao ambiente de controles internos da Empresa como um todo.

 

A fase de avaliação dos Fatores de Risco é, talvez, a mais importante no desenvolvimento de um processo de auditoria operacional, haja vista que dessa avaliação será delineado todo o processo de planejamento dos trabalhos a serem executados, sua extensão e seus resultados esperados.

Além da avaliação dos controles internos, necessária para a realização da auditoria das demonstrações contabilisticas, a auditoria operacional incide sobre as seguintes áreas:

  • Compras, Contas a Pagar e Pagamentos;
  • Custos,Controle da Produção e Estoques;
  • Vendas,Contas a Receber, Recebimentos;
  • Contabilidade Fiscal;
  • Pessoal e Folha de Pagamento;
  • Segurança e Higine do Trabalho;
  • Contratos com Terceiros;

 

 FONTE: Adaptado de: Auditoria Operacional. AUDIPER, http://www.audiper.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=68
acedido a 28 de Fevereiro de 2012.

publicado por ojpeao às 18:06

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
27
29


pesquisar
 
comentários recentes
Research paper writing explores the impact of comb...
Mais alguns anos e seus comentários continuam impo...
Mais alguns anos e seus comentários continuam send...
Muito bom dia Dr. Li com muito interesse os seus a...
Muito Bem
7 anos depois e sua postagem continua útil! Abraço...
Entre em contacto por favor com o ojpeao@gmail.com...
RSS
blogs SAPO