Para as pessoas leigas em assuntos afectos à auditoria, parece que os auditores têm parentesco com os “arqueólogos”, pois vivem “remexendo” no passado.
Porém definitivamente a auditoria não vive somente de dados passados, muito embora a auditoria financeira, basicamente é alicerçada neste conceito. Dentro das várias ramificações interessantes da auditoria, talvez a que agregue maior valor aos accionistas seja a auditoria de gestão.
Por auditoria de gestão, entende-se como sendo, a “revisão, avaliação, emissão de opinião de processos e resultados exercidos em linhas de negócios, produtos, serviços no horizonte temporal presente/futuro”. (GIL, 1999, p. 21, Auditoria Operacional e de Gestão).
Pela definição, podemos perceber claramente que este desmembramento da auditoria está voltado para os fatos que estão ocorrendo, ou que ainda não ocorreram, em linha com pensamento mais modernos dos administradores, cujos resultados efectivamente contribuem para a correcção de rumos tempestivamente.
A auditoria de gestão deve estar muito mais vinculada à “função auditoria”, dentro de uma visão sistémica, onde todas as pessoas envolvidas na tomada de decisões, deveriam ter a preocupação de análise de riscos e conhecimento amplo das linhas de negócios da empresa/cliente.
A auditoria de gestão deve estar centrada em situações empresariais de maior risco para a continuidade dos negócios, proporcionando às organizações recomendações factíveis que auxiliem na tomada de decisões, corrigindo rumos e buscando sempre a máxima eficácia administrativa dos dirigentes das corporações.
OBJECTIVOS DA AUDITORIA DE GESTÃO E SUA CARACTERIZAÇÃO
Dentro da filosofia da auditoria de gestão, poderíamos citar como objectivos principais:
- Participação da auditoria interna em todos os momentos empresarias. Onde o responsável pela auditoria interna poderia estar participando de comités de negócios, grupos de planeamento estratégico, reuniões da qualidade, visando a total integração e conhecimento detalhado das actividades da empresa, principalmente daquelas vinculadas às tomadas de decisões. Foco da “actividade de auditoria” com participação inovadora.
- Deveria haver ciclos de estudos internos nas empresas sobre a “actividade de auditoria”, onde a busca do conhecimento seria disseminado para todos os executivos, gestores da empresa, antecipando e prospectando cenários no ambiente de cada organização.
- Avaliação de indicadores não monetários. A auditoria de gestão deve estar voltada para o estabelecimento de padrões de excelência empresarial, através de avaliação de novas métricas, que não necessariamente estejam voltadas para itens monetários. Sob o enfoque da qualidade organizacional, a auditoria de gestão deve fazer parte do ciclo de planeamento, execução, controle, como uma nova função administrativa, voltada para a mensuração dos resultados da administração.
FONTE: Adaptado do original: Auditoria como instrumento de gestão. In Revista Contabil e Empresarial. http://www.netlegis.com.br/indexRC.jsp?arquivo=/detalhesDestaques.jsp?cod=11361 acedido a 28 de Fevereiro de 2012.