Auditando - Odibar J. Lampeao

Setembro 17 2012

A contabilização e o acesso aos ativos não podem ser feitos por um mesmo funcionário. Essas funções, devido a possibilidade de manipulação de factos que possam encobrir fraudes, devem ser segregados.

 

Alguns exemplos de incompatibilidade entre as funções:

 

a)    Compras e Recebimentos de bens – O funcionário poderia incluir um processo de compra falso no sistema, evidenciar o recebimento do bem que não entrou na empresa e posteriormente se beneficiar com o produto do pagamento.

 

b)    Contabilidade e contas a pagar – O empregado poderia incluir um documento falso no sistema, contabilizá-lo e liberá-lo para pagamento na área financeira e posteriormente se beneficiar com o produto do pagamento.

 

c)    Contabilidade e Custódia de bens – Poderia contabilizar um bem como despesa para se apropriar dele indevidamente.

 

d)    Recebimento de bens e contas a pagar – Poderia incluir um documento falso no sistema, liberá-lo para pagamento e posteriormente se beneficiar com o produto do pagamento.

 

Fonte: Patricia Mie M. Yoshida e Jorge A.G.Reis. Controlo Interno nas Empresas in http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC6%20anais/IC6-20.PDF acedido a 16 de Setembro de 2012.

publicado por ojpeao às 17:32

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
muito bom-dia ! Penso que em cada tema abordo se p...
RSS
blogs SAPO