Auditando - Odibar J. Lampeao

Março 30 2009

O procedimento de contraditório consiste em dar conhecimento prévio das asserções, conclusões e recomendações provisórias, possibilitando que as entidades auditadas ou visadas sobre elas livremente se possam pronunciar, confirmando-as ou contestando-as, ou aduzindo informações e dados novos ou complementares que melhor esclareçam os factos ou pressupostos em que aquelas assentam ou devam assentar.

 

Deste modo, tais asserções, conclusões e recomendações, a mencionar nos relatórios da [Auditoria] na sua forma definitiva, devem beneficiar já do acrescido rigor que lhes advém do facto de terem sido testadas pelo confronto com as entidades auditadas ou visadas, a que as mesmas respeitam.

 

Assim se conseguirá maior operacionalidade na tramitação e decisão dos relatórios, pois se possibilita que estejam esclarecidas de antemão quais as questões que reúnem consenso das partes e quais aquelas que são objecto de divergências e, neste caso, quais as respectivas razões e fundamentos.

 

A consequente maior certeza e celeridade na tomada de decisões finais sobre os relatórios da [Auditoria] pela entidade competente, aliada ao facto de o conhecimento antecipado das situações anómalas possibilitar que as entidades auditadas ou visadas adoptem desde logo as medidas correctivas necessárias, potencia a eficácia global das acções da [Gestão], na medida em que permite atingir de modo mais efectivo, rápido e fácil os seus objectivos que são afinal a necessária adequação das situações e procedimentos carecidos de correcção.

 

O procedimento de contraditório acima referido baseia-se nos princípios da boa fé, da colaboração e do interesse mútuo entre auditores e auditados, e exerce-se sem prejuízo de qualquer outro procedimento ou meio de defesa legalmente previstos.

 

Fonte: Baseado no Despacho n.º 661/99 (2.ª série) e art.º 17.º do Decreto-Lei n.º 249/98, de 11 de Agosto, Ordenamento jurídico português, referente a Inspecção Geral de Finanças.

 

Nota: não me responsabilizo pela citação deste documento a partir da pagina Auditando. Estes testos são apenas para enriquecimento do conhecimento no âmbito dos propósitos da pagina.

 

publicado por ojpeao às 12:06

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
17
19
21

22
23
25
28

29


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Entre em contacto por favor com o ojpeao@gmail.com...
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
RSS
blogs SAPO