Auditando - Odibar J. Lampeao

Março 31 2009

1.1  Conceito

 

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controlo e de registro relativos aos actos e factos da administração econômica”

 

Através  das suas funções, controlo e registro, ela alcança sua finalidade que é de orientar o administrador sobre as alterações ocorridas no Patrimônio, geradas pela sua actuação e controlar o movimento de todas as alterações através de registro próprios e sistematizados que chamamos de escrituração.

 

 

1.2  Objetivo

 

Poucos sabem que um dos objetivos da contabilidade é simplesmente o de preparar relatórios para os administradores ou a terceiros (Fornecedores, Bancos ou Autoridades Fiscais) sobre os a fim de ajudar na analise e nas decisões da empresa, seja ela com ou sem fins lucrativos.

 

Objetivo este atualmente totalmente distorcido pelo fisco (atualmente profissionais da área de contabilidade passam mais de 70% do seu tempo cumprindo obrigações impostas pelos governos, tais como preenchimento de declarações).

 

 

1.3  Campo de Aplicação

 

O campo de actuação da contabilidade é o das entidades com fins lucrativos (empresas) ou sem fins lucrativos (instituições).

 

A Contabilidade deixou de ser um simples instrumento de registro e de controlo, para desempenhar um papel muito mais importante na vida da administração de uma entidade, ou seja é hoje a Contabilidade  um poderoso instrumento que dispõe o administrador do patrimônio para a tomada de decisões.

 

 

1.4  Principais Usuários da Contabilidade

 

Não só os administradores utilizam os relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta.

 

Com a contabilidade de uma empresa você também consegue extrair informações que nos mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está (uma boa situação financeira ou não).

 

Acontece que analisando um balanço você tem condições de tomar conhecimento de praticamente quase todas essas informações. 

 

Baseado nessas e outras situações diversas pessoas tem interesses nos relatórios contábilisticos, tais como:

Ü  Os donos da empresa que não participam de sua administração.

Para que? Para poder saber quanto a empresa esta conseguindo lucrar.

 

Ü  Os administradores da empresa.

Para que? Para saber a sua saúde financeira e como melhorá-la.

 

Ü  Os Bancos e Financeiras.

Para que? Para saber se concederem um empréstimo a uma empresa, ela terá condições de pagar.

 

Ü  Os sindicatos.

Para que? No caso de um sindicato dos empregados para saber se podem pedir um percentual de aumento maior para os funcionários.

 

Ü  O Governo em geral.

Para que? Para saber se podem tributar mais, ou se devem reduzir a tributação.

 

 

Fonte: http://www.maph.com.br/artigos.php?id_artigo=334 acedido a 30.03.09

 

publicado por ojpeao às 12:30

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
17
19
21

22
23
25
28

29


Os nossos recados, clique em enviar mensagem
Contador de visitas no Auditando
pesquisar
 
comentários recentes
Gostaria que artigos do meu site fossem publicados...
Gostei!
Em breve voltarei
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O som e pessimo. Nao entendi uma palavra!
Muito obrigado,cumprimento
muito bom-dia ! Penso que em cada tema abordo se p...
RSS
blogs SAPO