Auditando - Odibar J. Lampeao

Novembro 25 2014

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registrose proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

 

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los

 

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

 

Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:

 

  1. auditoria financeira;
  2. auditoria de cumprimento e
  3. auditoria operacional.

 

AUDITORIA FINANCEIRA

No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo.

O objetivo geral de uma auditoria  das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

 

AUDITORIA DE CUMPRIMENTO E OPERACIONAL

 

A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos.

 

A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.

 

A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.

 

Fonte: Portal de contabilidade - acedido a 25 de Novembro de 2014; Disponivel em http://www.portaldecontabilidade.com.br/obras/auditoria.htm 

publicado por ojpeao às 16:54

Espaço promovido com o intuito de fornecer alguma informaçao aos interessados em Auditoria e Iniciantes no conhecimento da mesma. Especialmente para os estudantes que me têm como coordenador nesta área de conhecimento. Dúvidas, ojpeao@hotmail.com
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
26
27
28
29

30


pesquisar
 
comentários recentes
Research paper writing explores the impact of comb...
Mais alguns anos e seus comentários continuam impo...
Mais alguns anos e seus comentários continuam send...
Muito bom dia Dr. Li com muito interesse os seus a...
Muito Bem
7 anos depois e sua postagem continua útil! Abraço...
Entre em contacto por favor com o ojpeao@gmail.com...
RSS
blogs SAPO